A diferença entre o fracasso e o sucesso, é sua atitude




VÍDEOS

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quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A GUARDIÃ, COMO SE APROXIMAR DELA

Ninguém questiona o poder das secretárias, pois temos consciência de que ocupam uma posição estratégica e cabe a elas decidir e escolher quais vendedores falará com o patrão. Por isso, é fundamental, para o sucesso em vendas ou no agendamento de visitas por telefone, sabermos nos aproximar delas e conseguirmos a tão desejada transferência da ligação para o chefe.

 mo usar a força da secretária a seu favor?
Como uma relação poderá ser boa e amigável quando o vendedor refere-se à secretária com adjetivos do tipo: “secretina”, “leão de chácara”, etc.?
A forma como tratamos as secretárias é o que abre ou fecha as portas às vendas. Baseado em meu livro Como Vender por Telefone, deixo cinco considerações que ajudará a sua abordagem:
  1. Trate-a como gostaria de ser tratado. Aliás, essa é a regra de ouro do lendário Napoleon Hill. É impossível obter ajuda delas tratando-as mal.
  2. Entenda sua função. A secretária tem, entre outras, a função de filtrar as dezenas de ligações que chegam para o chefe todos os dias; isso faz parte do seu trabalho.
  3. Venda a idéia à secretária e muito provavelmente ela irá até o chefe. Mostre a ela que sua ligação é importante, que irá ajudá-la e ela será ou não sua vendedora dentro da empresa assim que você terminar a ligação.
  4. Jamais minta. Não adianta mentir para a secretária, usar truques sujos e desculpas, para chegar lá. Não adianta falar que é sobre um assunto e na hora que ele atender ser outro.
  5. Desperte o prazer nela de se sentir importante e valorizada. Algumas frases têm um forte apelo emocional e dão a sensação à secretária de que entendemos que o poder está com ela e, ficando, assim, muito mais fácil obter a sua cooperação.
Agora, se mesmo depois de adotar as formas de relacionamento com secretárias acima, você não obtiver êxito, então vai uma dica, dessas que só se aprendemos na prática:

Tente ligar bem cedo, antes do início do expediente ou logo depois de encerrado o dia; muitas vezes quem atenderá o telefone, nesses horários, será o próprio diretor ou proprietário.

Boas Venda$ e Sucesso
César Frazão

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